O Google Chrome é considerado um dos melhores navegadores atualmente. Quando todos procuraram colocar cada vez mais recursos na tela, a Google inovou e fez o contrário: priorizou a simplicidade.
Isso não quer dizer que ele proporciona menos funções. Em sua última versão, o navegador trouxe as tão esperadas extensões. E como as atualizações nunca param, já está disponível agora uma nova versão pré-Beta.
Antes da instalação
Vale lembrar que mesmo se tratando de uma versão para testes, esta versão do Chrome já se mostra bastante eficiente em relação à versão estável. O Chrome, diferentemente de outros navegadores, não permite a instalação de duas versões (uma estável e outra de testes) em um mesmo PC.
Leveza, qualidade e compatibilidade na navegação
O navegador se mostra compatível o suficiente para atingir um bom nível no Acid3 (mas não perfeito como na versão 4.0). Além disso, continua a trazer suporte para o HTML5 e linguagens CSS realmente recentes — isso significa navegação tranquila, sem páginas que não abrem ou carregam incorretamente.
A costumeira barra de buscas que aparece no lado direito do endereço em vários navegadores não se faz presente no Google Chrome. Para fazer uma busca por palavras-chave, você simplesmente digita no local de endereço o que procura e logo ele faz a busca no Google (ou em outro serviço de sua preferência).
O visual inovador, já conhecido pelos usuários, permanece. A inspiração do Chrome foi tamanha que os principais navegadores da atualidade partiram para o mesmo caminho de compactação das informações exibidas na janela do navegador, sem Barras de ferramentas ou coisas do tipo.
A novidade fica por conta de um pequeno ícone localizado no início da Barra de endereços, pelo meio do qual é possível verificar informações sobre a segurança do site que você acessa. Como o programa está em fase inicial dos testes para sua nova versão, este recurso pode mostrar algumas falhas.
A outra novidade fica pela supressão de um dos dois botões ao final da Barra de endereços. Agora todas as opções de configuração do navegador se concentram no botão “Personalizar e controlar o Google Chrome”. Neste menu foram adicionadas novas funções e por ali você modifica e reconfigura quase todas os recursos do aplicativo.
Sincronização de aplicativos
O Chrome já contava com uma opção bem interessante de sincronização de dados para os usuários terem seus dados de navegação em qualquer computador utilizado, bastava para isso fazer o login com sua conta Google. Na versão em desenvolvimento do navegador, porém, este recurso foi aprimorado e conta com novas opções. Além disso, agora senhas também podem ser sincronizadas.
Além de históricos, favoritos e preferências de uso, você pode também sincronizar temas, preenchimento automático e até mesmo aplicativos. A versão 9 do navegador da Google tem suporte para aplicativos, o que pode ser uma prévia do que vem por aí com o SO da gigante da internet.
About:Labs
O Google Labs é a central de novidades da empresa estadunidense. Se você usa outros serviços como Google Maps ou Gmail, já deve ter notado que é possível habilitar e testar uma série de novidades em desenvolvimento, que ainda não fazem parte dos recursos oficiais dos aplicativos.
O Chrome, a partir da versão Dev, passa a contar com a opção about:labs. Execute este comando na Barra de endereços do navegador e acesse uma lista de recursos adicionais que podem ser ativados no navegador. Nesta versão é possível ativar um novo modo de visualização das abas, que se organizam em um menu lateral.
Ainda na aba do Google Labs é possível acionar um recurso até então não visto: a possibilidade de usar a rapidez do Google Instant diretamente a partir da Barra de endereços. Após habilitar a opção, digite qualquer termo na barra do navegador e observe enquanto a página atual é redirecionada para o Google já mostrando os resultados da sua pesquisa. Apenas tome cuidado para não perder o trabalho da aba atual, pois os resultados são imediatos.
Outra novidade acrescentada no novo Chrome, após ter feito sucesso em sua versão de testes, na seção about:flags, foi o recurso "internal DNS resolver" (resolvedor interno de DNS). Trata-se da possibilidade de resolver problemas de servidor DNS sem a necessidade de usar um servidor proxy ou outro navegador. É possível também usar o recurso como uma ferramenta eficaz de controle de acesso de crianças a conteúdo inapropriado, usando o FamilyShield.
Aceleração via GPU
A nova versão de testes também traz aceleração via GPU. O Chrome funciona de forma integrada com a unidade de processamento gráfica do seu computador, utilizando recursos da placa de vídeo para funcionar cada vez mais rápido. O recurso foi ainda mais aprimorado, com a GPU agilizando no processamento de códigos CSS oriundos de páginas na internet.
Suporte a gráficos tridimensionais
O novo Chrome também está apto para rodar gráficos em três dimensões diretamente a partir da web, com o uso da tecnologia WebGL 3D. Assim, é possível acessar jogos online ou diversas outras ferramentas que utilizem esse tipo de recurso.
Tradução automática
A Google percebeu que muitas pessoas costumam traduzir as páginas que visitam para a sua língua de origem devido a dificuldades no entendimento. Dessa forma, logo os desenvolvedores concluiram que seria uma boa ideia acrescentar um recurso de tradução ao navegador.
O funcionamento é mais simples do que parece, pois é automático. Assim que você abre uma página em linguagem estrangeira (espanhol, por exemplo), uma barra aparece no topo da tela oferecendo a tradução para a sua língua. Em cada página você tem configurações específicas, acessadas pelo botão “Opções”, e pode pedir para que o navegador nunca traduza uma língua ou um site específico.
Navegando com ainda mais privacidade
Ao clicar no ícone de ferramentas do Google Chrome ou digitar o comando Ctrl + Shift + N no teclado, você pode abrir uma “Nova Janela Anônima”. Este é um recurso do Chrome que não deixa traços de sites que você visita nem de arquivos baixados.
Uma novidade é que agora você configura cautelosamente as opções de segurança e privacidade do Google Chrome por meio do recurso “Opções”. Assim, você define exatamente como os cookies, plugins e javascripts devem ser utilizados e executados durante a navegação. Tudo isso pode ser filtrado individualmente para cada site, para que você escolha em quais realmente confia.
Por falar em Javascript, lembra-se daquele vídeo do Google Chrome que foi lançado para mostrar o quão rápido ele era? Pois agora ele está ainda mais veloz, graças à utilização do novo motor Javascript V8. Nesta versão 9, o motor foi atualizados para versão 2.5. Isso garante até 15% a mais de desempenho, se comparado às últimas versões do navegador.
Sincronização dos favoritos
Através das ferramentas do programa você pode acessar a função “Sincronizar os meus favoritos”. Basta entrar com a sua conta do Google e imediatamente o navegador baixa seus favoritos e combina com os novos. Isso permite que você não precise importar e exportar de um computador para o outro, o que garante simplificação do processo.
Temas
Personalização é um recurso que também faz parte das últimas versões do navegador. No menu "Opções" você encontra uma função chamada “Obter Temas”. Ao clicar nela, centenas de personalizações aparecem na tela, para você trocar totalmente o visual do navegador por algo de sua preferência.
Extensões
Muitas pessoas reclamavam que o navegador não tinha nenhum complemento para tornar a navegação melhor, mais prática e completa. Agora há uma opção chamada “Extensões”, em que você navega por uma ampla galeria de complementos para o Chrome. Acompanhar o Gmail, o Twitter e até o Orkut em tempo real é uma possibilidade ao alcance do usuário.
Melhorias na sincronização
O mecanismo de sincronização de favoritos (bookmarks) que já funcionava nas últimas versões do navegador foi aprimorado. Esse é o traço mais evidente da tentativa da Google de incentivar a colocação da internet mundial nas nuvens. Caso seu navegador não aceite a sincronização.
Ainda mais compatibilidade
Depois de provar que as extensões não eram algo que somente o Firefox poderia ter, o Google Chrome agora passa a contar com os complementos para um novo momento da navegação: as janelas anônimas. Mesmo no modo incógnito é possível acionar os add-ons, para isso basta ativá-los pelo caminho: Personalizar e controlar o Google Chrome > Ferramentas > Extensões.
Mais uma novidade no ambiente das extensões é a possibilidade de sincronia entre computadores. Do mesmo modo que acontece com as sincronizações de favoritos, preferências e temas, o sistema pode ser configurado pelo próprio navegador.
Como não é sabido ainda se o Flash continuará dominando a informática ou se o HTML5 vai realmente derrubar barreiras, o Chrome passa a ter mais compatibilidade com ambas as tecnologias.
O plugin para Flash player continua nativo, ou seja, não é necessário instalar nada para rodar aplicações Flash, como vídeos do YouTube. Já o HTML5 permite o uso de aplicativos de geolocalização, utilização de cache para apps e a ativação de recursos "arraste e solte" dentro da interface do navegador.
Autocompletar
Autocompletar é aquele recurso que facilita a digitação, lembrando escolhas passadas e preenchendo os formulários automaticamente. Parece simples, visto que quase todos os navegadores já disponibilizam recursos para autopreenchimento de formulários, dos mais diversos tipos. A vantagem do Google Chrome?
Esses recursos também podem ser sincronizados, fazendo com que não seja necessário digitar números sigilosos, como cartões de crédito, em computadores desconhecidos. Se você acha que o número do cartão de crédito é demais, pode ficar tranquilo, pois é possível configurar a sincronização para que ela fique mais condizente com os interesses do usuário.
Tamanho: 31,00 MB
Sistema: Windows XP/Vista/7
Empresa: Google
Versão para desenvolvedores
Vale lembrar que esta versão do Google Chrome é dev, uma versão antes do beta (que é a versão de testes). Ou seja, como ela está em testes é possível a ocorrência de vários erros durante a navegação. Isso inclui fechamentos súbitos, perda de dados e incompatibilidade. Assim como também há uma grande possibilidade de não acontecer nada que o incomode durante a utilização. Use esta versão por sua conta e risco.
Vale lembrar que esta versão do Google Chrome é dev, uma versão antes do beta (que é a versão de testes). Ou seja, como ela está em testes é possível a ocorrência de vários erros durante a navegação. Isso inclui fechamentos súbitos, perda de dados e incompatibilidade. Assim como também há uma grande possibilidade de não acontecer nada que o incomode durante a utilização. Use esta versão por sua conta e risco.
Postar um comentário