12 de out. de 2010

Big Linux 4.2 para Linux


Big Linux é uma distribuição brasileira Linux baseada nas distros Kurumin, Ubuntu, Knoppix e Kanotix. Seus principais destaques são a qualidade de sua interface e o fato de todo o sistema estar no idioma português do Brasil. Ela funciona por Live CD, sendo possível instalá-la no HD.

Linux para Brasileiros
O principal diferencial de Big Linux perante às demais distribuições Linux existentes no mundo Software Livre é o uso do idioma português como padrão. Isso permite que usuários do nosso país que não possuam familiaridade com o Inglês sintam-se  à vontade com todo o sistema.

Além disso, alguns manuais de uso do Big Linux foram disponibilizados no próprio sistema, os quais podem ser acessados através do Konqueror, navegador Web e de arquivos oficial do KDE.

Manual no Konqueror

Sistema pronto para uso
A imagem padrão do Big Linux acompanha acessórios importantíssimos para que você já possa desfrutar do sistema automaticamente. Isso não acontece no Ubuntu, visto que é necessário instalar e configurar plugins de forma manual.

Por exemplo, ao abrir o Firefox (3.0), o flash já está instalado no computador. O mesmo vale para arquivos MP3, os quais podem ser executados  automaticamente sem a necessidade de um plugin adicional para isto.

Além disso, as ferramentas software livre mais conhecidas (Gimp, OpenOffice, Firefox, Amarok, etc.) estão presentes no Big Linux para uso imediato. 

Visual bonito sem perder desempenho
O visual desta distribuição, provido pelo uso de KDE 3.5, é muito bonito e chamativo, com menus bem desenhados e contornados, incluindo efeitos especiais. Por exemplo, o menu é bastante organizado, como na imagem abaixo.

Menu KDE Big Linux

Apesar e sua qualidade gráfica, o sistema não exige uma máquina super potente, mas apenas 256 MB de memória RAM, o que permite que atualmente qualquer máquina rode Big Linux.

Escolha de Temas
Um grande atrativo desta distribuição é a possibilidade de escolha entre oito temas distintos já na tela de boot do liveCD, sendo que cada um deles possui características próprias. Antes de escolher um tema em definitivo, é possível visualizar uma prévia de cada um deles.

Fácil Instalação de Programas
Para todos que já estão acostumados com o Ubuntu, Debian ou Kurumin, o modo de instalação do programa continua o mesmo. Portanto, para instalar uma nova ferramenta de maneira simples, basta usar o Sinaptic ou o comando APT-GET.

Como Testar o Big Linux no PC?
Para testar Big Linux em seu computador, basta efetuar o download da imagem .ISO (LiveCD). Logo em seguida, abra um software para gravação (K3B, Brasero) e queime a .ISO em uma mídia de CD virgem ou regravável.  Em seguida, reinicie o computador selecionando a opção “Inicar pelo CD” no menu da bios da sua máquina.

Tamanho: 699,00 MB
Sistema: Linux X11/Gnome
Empresa: Bruno Gonçalves Araujo

Postar um comentário

Jimmy

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Credits

Copyright 2012 Blogger Template. Template Para Blogspot By Oscar Tigre