25 de nov. de 2010

Subsonic 4.2


Há muito tempo deixou de ser preciso possuir músicas no disco rígido para ter acesso completo às discografias completas de uma série de artistas. Com o crescimento da velocidade das conexões disponíveis, tornou-se muito comum encontrar artistas que disponibilizam faixas em seus sites oficiais, sem contar os diversos serviços de rádio online.
Porém, por mais comodidade que esses serviços disponibilizem, ainda é comum encontrar momentos em que se deseja estar em casa para ouvir determinada faixa localizada no disco rígido. Nesse caso, não há muito o que fazer: ou se carrega um MP3 player com as faixas desejadas, ou se espera até chegar em casa para escutá-las.


O Subsonic surge como uma forma de resolver esse problema, ao permitir que você transforme qualquer computador em um verdadeiro servidor de músicas que podem ser acessadas de qualquer lugar do mundo. Ou seja, basta configurar o programa em casa para ter acesso a todas as suas faixas no trabalho ou em locais públicos.
Para utilizar o programa, tudo o que é preciso é uma conexão com a internet e um navegador qualquer instalado no computador. Ao terminar de instalar o Subsonic, o programa abre automaticamente uma nova janela na qual é preciso configurar uma senha de usuário que vai garantir acesso às configurações do programa.
Além de determinar quais pastas devem ser compartilhadas com outros usuários e a opção de habilitar o registro das faixas pelo site last.fm, é possível configurar novos nomes de usuário e uma série de restrições para cada um. Dessa forma é possível que seus amigos e familiares acessem as faixas disponibilizadas, porém não tenham a opção de alterá-las de forma alguma.


Para facilitar o acesso remoto aos arquivos disponíveis, o Subsonic permite configurar um endereço fácil de lembrar, poupando o usuário de anotar links complicados. Além disso, para quem não dispõe de uma conexão muito poderosa, basta configurar a quantidade máxima de upload permitido, para que o programa não afete a navegação de internet, por exemplo.

Ele também toca
Além de funcionar como um servidor de mídia, o Subsonic também é um tocador convencional, com uma interface simples e recursos de busca e indexação, otimizados para uma navegação eficiente por grandes bibliotecas de arquivos. Há ainda um receptor de Podcasts equipado com os mesmos recursos encontrados no iTunes, por exemplo.


O Subsonic é compatível com qualquer tocador com acesso à rede, como Winamp, iTunes, XMMS, MusicMatch e Windows Media Player. É possível utilizar os serviços da Amazon, MetroLyrics e outros para encontrar capas, letras e informações de artistas, músicas e álbuns. As imagens das capas são exibidas dinamicamente para se encaixar da melhor maneira em sua tela.

As playlists podem ser salvas nos formatos M3U, PLS e XSPF. Elas ficam disponíveis como podcasts e possuem recursos comuns como adição e remoção de arquivos, reordenação, etc.

Outros recursos
Ainda é possível assistir a canais de televisão pela internet e ouvir estações de rádio. O recurso de busca é semelhante ao do Google. Os usuários precisam ter login e senha para acessar as coleções. E, além de ouvir as músicas, também é possível baixá-las, inclusive diretórios completos.

O Subsonic é compatível com a maioria dos sistemas operacionais, incluindo Windows, Linux, Mac e Solaris. Para ouvir as transmissões, basta um navegador e um tocador de mídia. O programa foi testado em versões recentes do Firefox, Opera e Internet Explorer.

Tamanho: 34,00 MB
Sistema: Windows XP/Vista/7/98/2000/2003
Empresa: Sindre Mehus

Postar um comentário

Jimmy

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Credits

Copyright 2012 Blogger Template. Template Para Blogspot By Oscar Tigre