23 de jan. de 2011

Blender 2.56


Profissionais que editam 3D sempre tiveram uma grande dor de cabeça: o custo dos softwares. Preços astronômicos acabavam por impedir até mesmo que estudantes pudessem desenvolver suas habilidades em casa sem contar com uma ferramenta de qualidade. Porém, esse quadro começa a mudar. Blender é um modelador 3D gratuito, de código aberto, que tem tantas funcionalidades quanto os grandes concorrentes pagos, oferecendo assim uma alternativa de custo zero tanto para empresas quanto para usuários caseiros. A interface do programa difere um pouco em relação à grande maioria de softwares do gênero, o que pode acarretar uma dificuldade inicial de aprendizado por parte do usuário, porém, caso você fale inglês, basta acessar os tutoriais do site oficial, clicando aqui.  

O que você encontra no Blender  

Interface personalizável 

Com uma interface totalmente personalizável para melhor atender às suas necessidades, você encontra todas as ferramentas de que precisa e as organiza como achar melhor. Alguma melhorias visuais estão presentes, como o anti-aliasing nas fontes (acaba com o efeito “serrilhado” das imagens) e a possibilidade de uso de temas.
 
   

Ferramentas de animação Para compor suas animações, o programa disponibiliza várias ferramentas importantes. Assim, após criar os movimentos individuais do seu personagem, você pode usar um editor não linear de animações para juntar as cenas que produziu previamente e, depois, pode incluir sons com sincronia total, através da ferramenta de áudio integrada. Ainda pode aproveitar um editor de poses, contar com linha do tempo e realizar deformações precisas de armadura. Efeitos de física e partículas Os efeitos físicos que podem ser aplicados aos modelos permitem resultados extremamente realistas. Assim, através de um sistema de partículas que pode ser integrado a qualquer objeto, você tem controle total sobre texturas, curvas e vários efeitos e propriedades dos objetos. Há também uma ferramenta especial para simular materiais fluidos, que permite a manipulação de parâmetros como gravidade e viscosidade em certos modelos.

  
 

Blender pode ser uma boa opção para desenvolvedores de jogos que procuram uma ferramenta completa e gratuita. Para isso, ele conta com dispositivos de detecção de colisão e simulação de dinâmica, suporte para multimateriais, multitexturas e luminosidade e muitos outros recursos. Formatos suportados Para salvar e abrir seus arquivos, o programa suporta uma grande variedade de arquivos populares, incluindo TGA, JPG, PNG, OpenEXR, DPX, Cineon, Radiance HDR, Iris, SGI Movie, IFF, AVI; Quicktime GIF, TIFF, PSD, MOV, entre os 2D; e 3D Studio, AC3D, COLLADA, DEC, DirectX, Lightwave, MD2, Motion Capture, Nendo, OpenFlight, PLY, Pro Engineer, Radiosity, Raw Triangle, Softimage, STL, TrueSpace, VideoScape, VRML, VRML97, Wavefront, X3D Extensible 3D e xfig export. Ao usar o formato próprio do programa, o BLEND, você também tem vários recursos à disposição, incluindo comprimir, adicionar assinatura digital e criptografar.

Postar um comentário

Jimmy

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Credits

Copyright 2012 Blogger Template. Template Para Blogspot By Oscar Tigre